Lei de Anistia, Regularização de Imóveis, ART, RRT, laudos, pericias, AVCB, CLCB, laudo de ruido, licença de funcionamento, perito judicial, alvara de construção, cadan, laudo judicial, laudo de container, laudo de gerador, avaliação de imóveis, regularização de imóveis, laudo judicial, alvara de funcionamento, laudo de bombeiros, laudo de acessibilidade, segurança do trabalho, laudo de insalubridade, laudo de periculosidade, laudo de bombeiros
PERÍCIA JUDICIAL
ENGENHEIRO - ASSISTENTE TÉCNICO
LAUDO DE DETECÇÃO DE RADIAÇÃO NUCLEAR
Laudo Técnico Pericial de Radiações Ionizantes - NUCLEAR
( Ambiente de Trabalho / Maquinários / CONTAINERS de MORADIA / CONTAINERS de EXPORTAÇÃO e IMPORTAÇÃO )
Definição de Radiação Ionizante:
Fonte: Intituto Nacional do Cancer ( INCA )
Radiação ionizante é aquela que tem energia suficiente para remover elétrons dos átomos, criando então os íons (INCA, 2021).
As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano.
Em relação à exposição às radiações por fontes naturais, o radônio merece destaque. Trata-se de um gás natural, sem cheiro, cor ou sabor, que tende a se concentrar em ambientes fechados como minas subterrâneas, residências ou locais de trabalho (INCA 2021, 2012). Uma vez inalado, o radônio é depositado no trato respiratório e está associado ao câncer de pulmão, sendo a segunda causa deste depois do tabagismo (WHO, 2016). Uma forma de se proteger é a manutenção de ambientes ventilados, evitando a concentração desse gás.
Fontes não naturais, ou produzidas pelo homem, de radiações ionizantes são comumente encontradas nos cuidados em saúde (raios-x, tomografia computadorizada e radioterapia) e na geração de energia (usinas nucleares).
O risco de câncer proveniente dessa exposição depende da dose, da duração da exposição, da idade em que se deu a exposição e de outros fatores como, por exemplo, a sensibilidade dos tecidos frente aos efeitos carcinogênicos da radiação.
FORMAS DE EXPOSIÇÃO:
No trabalho:
-
Indivíduos que trabalham na indústria nuclear ou em torno de equipamentos que emitem radiação (instituições médicas ou laboratórios); trabalhadores em minas subterrâneas de hematita, pela exposição ao radônio.
Ambiental:
-
Todos nós somos expostos a diferentes intensidades de radiação que inclui aquelas provenientes de fontes naturais ou produzidas pelo homem.
PRINCIPAIS EFEITOS À SAÚDE:
Efeitos agudos:
-
Náuseas, fraqueza, perda de cabelo, queimaduras na pele ou diminuição da função orgânica. Pacientes tratados com radiação frequentemente experimentam os efeitos agudos, devido à exposição em altas doses.
Efeitos crônicos:
-
A radiação pode causar alterações no DNA. O câncer também é considerado um efeito da exposição à radiação, já tendo sido observadas as associações conforme o quadro a seguir:
CANCER EM HUMANOS:
1 - Raio X e Raios Gama - Glândula salivar, esôfago, estômago, cólon, pulmão, ossos, mama, bexiga, rim, pele, cérebro e sistema nervoso central (SNC), tireoide e leucemia.
2 - Partículas alfa - Pulmão e leucemia.
3 - Partículas Beta - Tireoide, leucemia, glândula salivar, osso e sarcoma.
LAUDO TÉCNICO DE RADIAÇÃO IONIZANTE - NUCLEAR
1 - Objetivo:
Laudo Recomendado para o correto planejamento das atividades que serão desenvolvidas em ambientes de trabalho, de forma a diminuir as doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais, garantindo desta maneira, condições satisfatórias de habitabilidade e funcionamento de todos os sistemas prediais envolvidos.
2 - Considerações Iniciais:
Todos os compartimentos da edificação devem ser inspecionadas para que continuem desempenhando as funções a que foram preconizadas, minimizando risco de exposição as radiações ionizantes prejudiciais ao ser humano;
3 - Metodologia:
Análise da edificação, objeto de perícia, está baseada de forma não destrutiva e identificadas no relatório técnico, tendo como resultado, à análise técnica do fato ou da condição relativa à exposição, mediante a verificação “in loco”, voltado sempre para o enfoque da segurança e preservação da vida humana;
4 - Escopo do Laudo:
Atestar conformidades dos elementos e sistemas construtivos, relativas a importantes exigências técnicas legais, determinadas pelas Normas Técnicas da NBR / ABNT e Legislações Brasileiras pertinentes.
5 - Procedimentos Técnicos:
Perícia Técnica com Equipamentos apropriados de Peritagem;
Elaboração de Laudo / Parecer Técnico;
Relatório Fotográfico;
Emissão de ART de Engenheiro Responsável;
6 - Profissional Habilitado:
Eng. Perito Judicial em Engenharia Civil e Segurança do Trabalho;
7 - Principais Clientes:
Pessoas Físicas / Jurídicas, Clínicas Médicas, Clinicas Odontológicas, Industrias e Ambientes de trabalho com risco eminente de exposição as radiações prejudiciais ao Ser Humano.
8 - Condições de Pagamento:
Pessoa Jurídica: 15 Dias / Boleto Bancário / Cartão de Crédito;
Pessoa Física: à vista ou 3X sem juros no Cartão;
9 - Prazo Médio de Entrega:
3 - 5 Dias Úteis após PERÍCIA TÉCNICA;